Iniciação Tecnológica- Robô Gladiador -Relatório | |
Nome | Número | Série e Turma |
Bianca Lucci | 07 | 3ºEM B |
Johnata Castro | 18 | 3ºEM B |
Maiara da Cruz | 23 | 3ºEM B |
Taís Raquel | 38 | 3ºEM B |
Thamyres | 39 | 3ºEM B |
Objetivo do Trabalho: Construir um Robô Gladiador, que constitui basicamente de um carrinho com uma bexiga em sua estrutura e espetos, tendo como objetivo estourar a bexiga do nosso adversário. |
Descreva as funções de cada elemento do grupo: Johnata - Construção do robô ( auxílio no relatório e testes do projeto ) Thamyres - Construção do robô ( auxílio no relatório e testes do projeto ) Maiara - Construção do robô ( auxílio no relatório e testes do projeto ) Bianca - Relatório do projeto ( auxílio na construção e testes do projeto ) Tais - Relatório do projeto ( auxílio na construção e testes do projeto ) |
Descrever todos os materiais adquiridos e utilizados na construção do robô, juntamente com seus respectivos valores (no final de o total do gastos). Fita crepe- Já tínhamos CD- Já tínhamos Caixa de acrílico- Já tínhamos Espetos de churrasco- Já tínhamos Agulha- Já tínhamos 3 Metros de Fio de 4 vias- R$ 4.00 2 Motores de dvd de 3 volts- R$ 8.00 Tubo de carga de caneta - Já tínhamos Elástico- Já tínhamos 2 chaves de 3 fazes – R$ 5.00 Pilhas- Já tínhamos Caixa de óculos- Já tínhamos 1 rodinha giratória- 2.90 Papelão- Já tínhamos Suporte para pilha- R$ 1.00 Fita rec- já tínhamos 2 eixos para rodas traseiras – 2.00 Super cola – já tínhamos Gasto total: 22,90 |
Descreva seu projeto e desenhe o mesmo neste local, colocando todas as suas dimensões. A- 38 cm B- 05 cm C- 10 cm D- 12 cm E- 27.5 cm F- 12cm |
Faça uma pesquisa sobre robôs (início, inventor, aplicações, onde se utiliza, etc). O que é → robô é um conjunto de dispositivos eletromecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira automáticas e pré-programada, ou até mesmo através de controle humano. Historia → Josef Čapek irmão de Karel Čapek que usou pela primeira vez a palavra Robô (do inglês Robot) foi quem deu origem a palavra. De modo geral a palavra robô tem origem checa “robota” que significa “ trabalho forçado”. Dentre todas as teorias, estima-se que os dispositivos automáticos tenha tido origem em 350 A.C. criado por um matemático grego chamado Arquitas de Tarento. Ele criou um pássaro de madeira e o batizou como “O Pombo“, esse tal dispositivo funcionava a vapor e jatos de ar comprimidos. Aplicações → Exploração espacial para captura de imagens, coleta de amostras, detecção de sinais de vida e explorar alem da capacidade humana. Trabalhos industriais, Medicinais e domésticos até mesmo para limpeza. |
Faça uma tabela de problemas e soluções que ocorreram no desenvolvimento do robô gladiador.
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Teste seu robô e descreva os resultados abaixo (teste oito de frente, oito de ré e estourar bexiga estática). Na descrição do teste coloque o tempo que você leva para executar cada tarefa. Realizamos o teste em sala de aula, este respectivo teste estava relacionado em estourar 2 bexigas seguradas no chão por 2 mebros do grupo (um em cada bexiga), e marcar este tal tempo que você leva para estourar as 2 bexigas. Nosso grupo conseguiu estourar apenas uma bexiga em 2 minutos e 2 segundos. |
Cite 5 conceitos físicos e descreva em que momento ele se faz presente no projeto do robô gladiador. Tração: elastico que firma a caixa de acrílico. Energia cinética: quando sai do lugar. Peso: o peso que o carinho no geral exerce sobre o chão. Atrito- é a força que haja sobre as rodas do carinho resistindo o movimento, assim impedindo que elas derrapem perdendo todo impulso gerado pela rotação do eixo, tornando possível a aceleração Tensão elétrica- é responsável pela rotação do motor que impulsiona a rotação do eixo, fazendo com que o robô ande |
Utilizando seus conhecimentos de Física determine a potência de seu robô gladiador. Pot= V x I Pot= 3x 20x10-3 Pot=0,06 A |
Conclusão. Nosso grupo atingiu o objetivo do trabalho que era construir um Robô Gladiador, que constituísse basicamente um carrinho com uma bexiga e espetos em sua estrutura, tendo como objetivo estourar uma bexiga ( este teste foi realizado na sala de aula), pois ainda não ocorreu a competição que consiste como objetivo estourar a bexiga do nosso adversário. Apartir deste projeto, nosso grupo aprendeu sobre diversos conceitos físicos, alguns já conhecidos por nós, outros ainda. Como exemplo, pode ser citado o modo de como montar um controle com fio para os movimentos do carrinho. Além dos conceitos aprendidos, nos divertimos testando o carrinho para estourar a bexiga. |
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