terça-feira, 28 de junho de 2011

Relatório de Latinha


Iniciação Tecnológica

- Telefone de Latinha -
Grupo:_8_

NOTA


1ª Parte

Nome
Número
Série e Turma
Bianca

3° EM B
Johnata
18
3° EM B
Maiara da Cruz
23
3° EM B
Taís Raquel
38
3° EM B
Thamyres
39
3° EM B





1>Objetivo do Trabalho:
Construir um telefone de latinha.
Realizar a prova mínima (Passar mais de 30 palavras na primeira fase da competição)
Aprender conceitos de ondulatória.



2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Telefone. (Todos os Materiais)
Fio de barbante.
Fio de crochê.
Fio de nylon.
Dois copinhos de iogurte (200g).
Duas latas de extrato de tomate(340g).
Tesoura.
Trena.
Prego.
Agulha.


3>Descreva em 7 passos a construção do telefone.
1°Passo: Medir 10 metros de barbante (linha que utilizamos para competir) e cortar com uma tesoura.

2°Passo: Fazer um furo em um dos copinhos;
Para isso, esquentamos com fogo a ponta de um prego, para que pudéssemos criar um  furo com mais facilidade.

3°Passo: Repetir o 2°passo no outro copinho.

4°Passo: Passar uma ponta do fio de barbante em um dos copinhos:
Após o furo no copinho pegar a linha de barbante e passar a ponta pelo furinho. Caso não seja fácil realizar este procedimento utilize a agulha para ajudar no processo.

5°Passo: Repetir o 4°passo no outro copinho.

6°Passo: Prender a ponta do fio no lado de dentro do copinho:
Para fazer este passo, após ter passado a linha pelo furinho amarre dando alguns nós na ponta da linha para que fique bem preso.

7°Passo:Agora basta repetir o 6° passo no outro copinho.



4>Desenhe o Telefone com as duas pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma completa a onda existente.
Onda longitudinal, mecânica e unidimensional.


2ª Parte


5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto)


No total fizemos 6 projetos sendo estes:

  1. Copinho de iogurte com fio de nylon
  2. Copinho de iogurte com fio de barbante
  3. Copinho de iogurte com fio de crochê
  4. Latinha de extrato de tomate com fio de nylon
  5. Latinha de extrato de tomate com fio de barbante
  6. Latinha de extrato de tomate com fio de crochê

Na competição de sala utilizamos o copinho de iogurte com fio de barbante.
Pois era a opção que melhor favoreceu a passagem das ondas das nossas vozes nestes casos.













6> Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).

                     
Problema
Solução
Decidir qual o melhor material para escutar, e qual a melhor linha para facilitar a comunicação de nosso grupo.
Após realizarmos vários testes com os mais variados materiais, percebemos que o copinho de iogurte e o barbante, seria a nossa melhor opção tanto para escutar quanto para falar, pois foi com este material que conseguimos enviar e coletar mais palavras.
Decidir quem anotaria mais rápido todas as palavras, que seriam passadas pelo outro aluno do nosso grupo. E quem pensaria mais rápido palavras sobre o tema que o professor nos passaria.
Após realizarmos os testes com todos elementos de nosso grupo, conseguimos verificar quem seria mais ágil para escrever, e quem seria mais ágil para pensar.



3ª Parte (na escola)

7> Para o telefone determine algumas grandezas físicas.

Massa da cordinha

Comprimento
Densidade linear
Dimensão da abertura da latinha

0,005 g


10m

0.0005 kg/m

6 cm de diâmetro
Comprimento de onda da voz do aluno escolhido
Freqüência
do som emitido pelo aluno
Velocidade
do som na cordinha
Número de palavras por minuto

0,64m


100 Hz a 125 Hz

80 m/s

29


www.laboratoriodefisica.com.br/GREF/eletro31.pdf

8> Faça 9 testes com o telefone, e anote na tabela observações pertinentes:



Observação: para os resultados colhidos acima escolhemos pegar um livro de física para passar palavras das paginas escolhidas. O tempo para cada teste era de 30 segundos.


9> Utilize este espaço para outros comentários de resultados do item anterior:


O que podemos perceber nestes simples teste foi que quanto menor a linha maior é o numero de palavras passadas. Mas se fomos pensar bem também se deve ao fato de o falante estar bem mais perto do ouvinte o que acaba facilitando o transporte das ondas sonoras ate mesmo pelo ar que faz com que o ouvinte capte bem mais, então.



4ª Parte (na escola)

10> Utilize o espaço para colocar as contas do item 7.

Densidade linear

µ = m/
µ ... Densidade  linear
ℓ...Comprimento da cordinha
m ...Massa da cordinha
m= 0,005Kg
ℓ = 10 m
µ = 0,005/10
µ 0,0005 kg/m
Velocidade de propagação do som na cordinha
V = (f/ µ)
v... Velocidade de propagação do som na cordinha
µ... Densidade linear
F... Força de tração na cordinha
F≈ 2N
µ ≈ 0,0005 kg/m
*Para descobrir o valor de F utilizamos o segundo metodo recomendado pelo professor em sala de aula, que consiste em deixar a latinha cair com a corda tracionada e a partir disto descobrir a qual era a força de tração aplicada na corda, portanto os resultados encontrados não são precisos.

Comprimento de onda da voz do aluno escolhido
V= f λ
v...Velocidade de propagação do som na cordinha
f... Freqüência do som emitido pelo aluno
λ...Comprimento da onda da voz do aluno escolhido
v ≈ 80 m/s
f ≈ 125Hz
80 ≈ 125 λ
  λ0,64 m


11> Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto;
Para realização do projeto podemos destacar conceitos de acústica como por exemplo que no espaço livre, a intensidade de energia da onda diminui na medida em que ela se afasta da fonte sonora. Quando é dobrada a distancia entre a fonte e o receptor, a intensidade do som cai 1 terço. Uma fonte sonora produz variações de pressão no ar, diminuindo sua densidade, comprimindo-o numa onda progressiva, cujo formato esférico se move a velocidade de 335 m/s.
Pudemos perceber que quanto mais “grossa” é a voz da pessoa que utiliza o telefone de latinha, é mais alta a voz e da para ouvir com maior facilidade do outro lado(do outro do telefone de latinha).


12> Conclusão Final:

Para a realização do projeto foi marcante a integração para com a aprendizagem em relação à matéria desse trimestre onde pudemos aprender conceitos de ondulatória e ao mesmo tempo brincar tendo assim uma maneira super divertida de aprender teorias como classificação de ondas, como ondas Transversais que são aquelas em que a vibração é perpendicular a direção de propagação de onda ; incluindo as ondas em uma corda como a do nosso experimento e ondas eletromagnéticas. Ondas Longitudinais que aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondas sonoras, aprendemos também que quanto maior o comprimento do barbante, maior o período de oscilação e que o período de oscilação não depende do peso do corpo. 
Há vários tipos de onda sob vários aspectos(modo de propagação, se troca ou não calor com o meio, etc)
Tendo como base conceitos físicos de acústica e ondulatória aprendemos de maneira diferente a fazer ate mesmo contas.


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